quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Copa no Brasil

O Brasil foi escolhido como o país sede para a Copa do Mundo de 2014. Eu, particularmente, fico muito feliz. Serei um dos privilegiados em viver um clima de Copa do Mundo no meu país.

Clima de Copa do Mundo é assim, algo que não se explica, mas se sente. Época em que todos, independente de sexo, classe social, religião, opção sexual, tornam-se os mais profundos conhecedores do esporte mais adorado no mundo, o futebol.

Na cerimônia de escolha algumas coisas me chamaram a atenção: Primeiro, o que o pai do Fabinho, quer dizer, o Paulo Coelho fazia lá? Tudo bem que é um escritor conhecido internacionalmente, mas fazer piada de sexo e futebol para os "dinossauros" da Fifa foi um pouco demais. Segundo, uma vez que o Brasil concorria sozinho, ficou meio patético o senhor Joseph Blatter mostrando o papel escrito Brasil, como se fosse o vencedor do Oscar. Aliás, achei meio escrota a pressão da Conmebol sobre a Colômbia na época em que esta cogitou a possibilidade de se candidatar. Pra fechar, enfim o Dr. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, fez algo que gostei. Ao ser perguntado sobre os problemas da violência no país, soltou uma resposta atravessada (e muito provavelmente, premeditada). Nela, disse que no mundo todo ocorrerem estes problemas, mas que pelo menos aqui os jovens não vão para a escola, armados, e assassinam os colegas de turma. Tendo em vista que a Inglaterra está como urubu em carniça, torcendo para dar errado e herdar a Copa, eu teria aplaudido o Ricardo Teixeira de pé se ele tivesse dito também que aqui a nossa Polícia Federal não assassina estrangeiros no metrô.

Vou juntando dinheiro desde já. Não tenham dúvidas que os preços das entradas para os jogos serão estratosféricos, algo em torno de gringo x carnaval x 100.

Meu único receio em relação a se, de fato, a Copa vai ser realizada aqui mesmo é a capacidade do Brasil de executar o cronograma de atividades e obras no prazo. Ser indicado ontem não foi nada. O processo de acompanhamento da Fifa é infinitamente mais rigoroso do que o do Pan. Se não me engano, vão rolar vistorias trimestrais de validação, que fiquem de olho.

Fico feliz pelas melhorias que este tipo de acontecimento traz para o Brasil, em 7 anos teremos um avanço de 30, a um custo de 90, não tenha dúvida!

Não adianta tampar o sol com a peneira. Estes acontecimentos são o paraíso para aqueles que não cansam de mamar nas tetas do governo. Não preciso me esforçar para lembrar que no Pan, evento ridiculamente menor, tivemos um custo total de R$ 3,7 bilhões (sendo a maior parte do governo), simplesmente 800% maior do que o previsto. O Estádio Olímpico, casa do GLORIOSO BOTAFOGO, custou R$ 380 milhões, mais de 6 vezes os R$ 60 milhões previstos inicialmente. É uma mamata para os safados profissionais, mas, se é pra ser roubado, que pelo menos nos façam rir.

Fico realmente muito feliz com a Copa no Brasil, como disse acima, são poucos os que têm essa oportunidade, tivemos em 50, e só Deus sabe se teremos outra (principalmente agora com o fim do rodízio entre os continentes). E, apesar da roubalheira e toda a corrupção, também teremos um bom legado em infra-estrutura para o futuro.


Um detalhe, o que faz um 4 vermelho, no logo com as cores do Brasil?

Nenhum comentário: